A Fundação
A Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) é uma entidade fechada de previdência complementar, instituída em 29 de janeiro de 1963 pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul, S.A., inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob nº 92.811.959/0001-25, com o objetivo principal de complementar os benefícios concedidos pela Previdência Social aos seus participantes, assistidos e respectivos beneficiários. Atualmente, a FBSS administra 7 planos de benefícios sendo três constituídos na modalidade CV-Contribuição Variável (FBPREV, FBPREV II, FBPREV III), dois na modalidade BD-Benefício Definido (PB I, SALDADO) e dois na modalidade CD-Contribuição Definida (FBPREV Mutipatrocinado e FBPREV CD), destinados a mais de 18.000 Participantes, entre ativos e assistidos vinculados a 5 empresas patrocinadoras, além de servidores públicos municipais vinculados às Prefeituras com as quais a entidade mantém Convênio de Adesão. Os patrimônios dos planos de benefícios são autônomos entre si e desvinculados de qualquer outro órgão ou entidade.

Missão
Administrar planos de previdência complementar, com eficiência e eficácia, assegurando o pagamento dos benefícios contratados pelos seus participantes e assistidos.
Visão
Ser exemplo, ao mercado brasileiro de Previdência Complementar, em excelência administrativa, solidez patrimonial e educação financeira e previdenciária.
Valores
• Transparência
• Responsabilidade
• Ética
• Cooperação
• Respeito ao Indivíduo
• Confiabilidade
Autorização de Funcionamento
Conselhos
Conselho Deliberativo - CD
É o órgão máximo da estrutura organizacional, responsável pela definição da política geral de administração da FUNDAÇÃO e de seus planos de benefícios.
Competência (Art. 22 do Estatuto Social)
É constituído por 6 (seis) membros efetivos e 6 (seis) membros suplentes, dotados de capacidade técnica e idoneidade, sendo:
- 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores, e
- 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios.
Os membros do Conselho Deliberativo terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciado em 1º de julho e encerrado em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade e permitida uma recondução.
Composição Atual:
PRESIDENTE
Mandato 2019-2023
SUBST. DO PRESIDENTE
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
GUSTAVO SCHWINGEL
Mandato 2019-2023
MAURÍCIO MICHELS VIDARTE
Mandato 2022-2025
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Conselho Fiscal - CF
É o órgão responsável pela atividade de controle interno da Fundação. Ao Conselho Fiscal, cabe emitir juízo de adequação formal dos atos de gestão administrativa e econômico-financeira, com o objetivo de verificar a observância, em cada caso, da legislação e das demais normas aplicáveis à Instituição.
Competência (Art. 38 do Estatuto Social)
É constituído por 4 (quatro) membros efetivos e 4 (quatro) membros suplentes, dotados de capacidade técnica e idoneidade, sendo:
- 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores, e
- 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios.
Os membros do Conselho Fiscal terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciado em 1º de julho e encerrado em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade, vedada a recondução.
Composição Atual:
PRESIDENTE
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Mandato 2019-2023
Mandato 2022-2025
Conselho Consultivo | Modalidades BD e CV
É a primeira instância para que participantes e assistidos aprofundem o conhecimento e façam reflexão sobre os regulamentos dos planos de benefícios administrados pela Fundação, com o objetivo de formular propostas e apresentar alternavas para mitigar riscos, reduzir despesas e aumentar receitas administravas, dentre outros.
Competência (Art. 42 do Estatuto Social)
É constituído por 4 (quatro) membros efetivos e 4 (quatro) membros suplentes, sendo:
- 2 (dois) efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores (cada par vinculado a uma modalidade distinta de plano de benefícios BD ou CV), e
- 2 (dois) efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios (cada par vinculado a uma modalidade distinta de plano de benefícios BD ou CV).
Composição Atual Conselho Consultivo:
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2023
Mandato 2019-2022
Mandato 2019-2022
Diretoria
É o órgão responsável pela administração da Entidade, cabendo-lhe gerir seus recursos, planos e programas, em estrita observância deste Estatuto, do regimento interno e de seus regulamentos, e das diretrizes e deliberações emanadas do Conselho Deliberativo.
Competência (Art. 30 do Estatuto Social)
É constituído por 04 (quatro) membros escolhidos dentre os participantes e assistidos da Fundação, observado o disposto no § 2º do Art. 20, do Estatuto Social da entidade.
Os Diretores são nomeados pelo Conselho Deliberativo dentre os participantes e assistidos, segundo os seguintes critérios:
I. Para os cargos de Diretor-Presidente e Diretor Financeiro, o Conselho Deliberativo nomeia participantes que sejam indicados pelo patrocinador Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; e
II. Para os cargos de Diretor de Previdência e Diretor Administrativo, o Conselho Deliberativo nomeia participantes ou assistidos que sejam eleitos pelo critério da maior votação, através de processo de eleição por meio de voto direto.
Composição Atual:
JORGE LUIZ FERRI BERZAGUI
jorge.berzagui@fbss.org.br
ALVARO DE BORBA KAFRUNI
alvaro.kafruni@fbss.org.br
ROSSANA FRIDERICHS LUZZI
rossana.luzzi@fbss.org.br
SERGIO LUIZ SCARPATO
sergio.scarpato@fbss.org.br