A Fundação

A Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) é uma entidade fechada de previdência complementar, instituída em 29 de janeiro de 1963 pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul, S.A., inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob nº 92.811.959/0001-25, com o objetivo principal de complementar os benefícios concedidos pela Previdência Social aos seus participantes, assistidos e respectivos beneficiários. Atualmente, a FBSS administra 6 planos de benefícios sendo três constituídos na modalidade de Contribuição Variável (CV), dois na modalidade de Benefício Definido (BD) e um na modalidade Contribuição Definida (CD), destinados a mais de 18.000 Participantes, entre ativos e assistidos vinculados a 5 empresas patrocinadoras, além de servidores públicos municipais vinculados às Prefeituras com as quais a entidade mantém Convênio de Adesão. Os patrimônios dos planos de benefícios são autônomos entre si e desvinculados de qualquer outro órgão ou entidade.

Institucional

Missão

Administrar planos de previdência complementar, com eficiência e eficácia, assegurando o pagamento dos benefícios contratados pelos seus participantes e assistidos.

Visão

Ser exemplo, ao mercado brasileiro de Previdência Complementar, em excelência administrativa, solidez patrimonial e educação financeira e previdenciária.

Valores

• Transparência
• Responsabilidade
• Ética
• Cooperação
• Respeito ao Indivíduo
• Confiabilidade

Conselhos

Conselho Deliberativo - CD

É o órgão máximo da estrutura organizacional, responsável pela definição da política geral de administração da FUNDAÇÃO e de seus planos de benefícios.

Competência (Art. 22 do Estatuto Social)

É constituído por 6 (seis) membros efetivos e 6 (seis) membros suplentes, dotados de capacidade técnica e idoneidade, sendo:

- 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores, e

- 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios.

Os membros do Conselho Deliberativo terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciado em 1º de julho e encerrado em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade e permitida uma recondução.

Composição Atual:

EFETIVOS NOMEADOS
CARLOS AUGUSTO GRAZZIOTIN
PRESIDENTE
Mandato 2019-2023
JOSE LUIS CAMPANI LOURENZI
SUBST. DO PRESIDENTE
Mandato 2019-2023
SUZANA FLORES COGO
Mandato 2018-2022
SUPLENTES NOMEADOS
FERNANDO LUIZ DE SOUZA QUEIROZ
Mandato 2019-2023
GUSTAVO SCHWINGEL
Mandato 2019-2023
GASPAR SAIKOSKI
Mandato 2018-2022
EFETIVOS ELEITOS
CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA
Mandato 2018-2022
MARCUS BORGES GONZAGA
Mandato 2019-2023
MARCIO KAISER
Mandato 2018-2022
SUPLENTES ELEITOS
LUIS CLAUDIO BIZARRO
Mandato 2018-2022
MARINES BILHAR
Mandato 2019-2023
RITA DE CÁSSIA LEITE MACHADO ASSMANN
Mandato 2018-2022

Conselho Fiscal - CF

É o órgão responsável pela atividade de controle interno da Fundação. Ao Conselho Fiscal, cabe emitir juízo de adequação formal dos atos de gestão administrativa e econômico-financeira, com o objetivo de verificar a observância, em cada caso, da legislação e das demais normas aplicáveis à Instituição.

Competência (Art. 38 do Estatuto Social)

É constituído por 4 (quatro) membros efetivos e 4 (quatro) membros suplentes, dotados de capacidade técnica e idoneidade, sendo:

- 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores, e

- 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios.

Os membros do Conselho Fiscal terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciado em 1º de julho e encerrado em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade, vedada a recondução.

Composição Atual:

EFETIVOS ELEITOS
PAULO RENATO DEL-FABRO DE SEVERO
PRESIDENTE
Mandato 2018-2022
OSMAR SILVA CARNEIRO
Mandato 2019-2023
SUPLENTES ELEITOS
MARIO SCHAEFER
Mandato 2018-2022
MARIA ADELINA PEREZ
Mandato 2019-2023
EFETIVOS NOMEADOS
WERNER KOHLER
Mandato 2019-2023
JAIRO PACHECO CHAGAS
Mandato 2018-2022
SUPLENTES NOMEADOS
EMILIO KEIDANN JUNIOR
Mandato 2019-2023
ISAAC BOEIRA DE OLIVEIRA
Mandato 2019-2022

Conselho Consultivo | Modalidades BD e CV

É a primeira instância para que participantes e assistidos aprofundem o conhecimento e façam reflexão sobre os regulamentos dos planos de benefícios administrados pela Fundação, com o objetivo de formular propostas e apresentar alternavas para mitigar riscos, reduzir despesas e aumentar receitas administravas, dentre outros.

Competência (Art. 42 do Estatuto Social)

É constituído por 4 (quatro) membros efetivos e 4 (quatro) membros suplentes, sendo:

- 2 (dois) efetivos e respectivos suplentes, indicados pelos Patrocinadores e Instituidores (cada par vinculado a uma modalidade distinta de plano de benefícios BD ou CV), e

- 2 (dois) efetivos e respectivos suplentes, eleitos pelos participantes e assistidos dos planos de benefícios (cada par vinculado a uma modalidade distinta de plano de benefícios BD ou CV).

Composição Atual Conselho Consultivo:

EFETIVOS NOMEADOS
ALMIR DA COSTA BARRETO
Mandato 2019-2023
ILDO MUSSKOPF
Mandato 2019-2023
MARIA REGINA SCHAFER
Mandato 2019-2023
SUPLENTES NOMEADOS
CLOVIS RENAN ZAGO
Mandato 2019-2023
AGUINALDO FERREIRA
Mandato 2019-2023
CASSIO DE CASTRO ZIMMERMANN
Mandato 2019-2023
ALEXANDRE PEDRO PONZI
Mandato 2019-2023
EFETIVOS ELEITOS
PAULO POSSOLI
Mandato 2019-2023
JOAO CARLOS COFFY FILHO
Mandato 2019-2023
MARCOS ROBERTO DE LIMA AGUIRRE
Mandato 2019-2023
ROSA LUCIA ALBUQUERQUE ALMERON
Mandato 2019-2023
SUPLENTES ELEITOS
ELTON VOLNEI WITT
Mandato 2019-2023
 
 
MARCELO FAMIL BRITTO
Mandato 2019-2022
LUIZ MELO DO AMARAL JUNIOR
Mandato 2019-2022

Diretoria

É o órgão responsável pela administração da Entidade, cabendo-lhe gerir seus recursos, planos e programas, em estrita observância deste Estatuto, do regimento interno e de seus regulamentos, e das diretrizes e deliberações emanadas do Conselho Deliberativo.

Competência (Art. 30 do Estatuto Social)

É constituído por 04 (quatro) membros escolhidos dentre os participantes e assistidos da Fundação, observado o disposto no § 2º do Art. 20, do Estatuto Social da entidade.

Os Diretores são nomeados pelo Conselho Deliberativo dentre os participantes e assistidos, segundo os seguintes critérios:

I. Para os cargos de Diretor-Presidente e Diretor Financeiro, o Conselho Deliberativo nomeia participantes que sejam indicados pelo patrocinador Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; e

II. Para os cargos de Diretor de Previdência e Diretor Administrativo, o Conselho Deliberativo nomeia participantes ou assistidos que sejam eleitos pelo critério da maior votação, através de processo de eleição por meio de voto direto.

Composição Atual:

DIRETOR-PRESIDENTE
JORGE LUIZ FERRI BERZAGUI
jorge.berzagui@fbss.org.br
DIRETOR-FINANCEIRO
ALVARO DE BORBA KAFRUNI
alvaro.kafruni@fbss.org.br
DIRETORA DE PREVIDÊNCIA
ROSSANA FRIDERICS LUZZI
rossana.luzzi@fbss.org.br
DIRETOR ADMINISTRATIVO
SERGIO LUIZ SCARPATO
sergio.scarpato@fbss.org.br

Patrocinadores

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