CONSELHO DELIBERATIVO
Certificados pelo Critério de Experiência:
CARLOS AUGUSTO GRAZZIOTIN - Presidente Nomeado
Certificado em 10-11-2010
Recertificado em 01-04-2015 (vencimento 11-11-2016)
Recertificado em 11-11-2016 (vencimento 11-11-2019)
Recertificado em 12-11-2019 (vencimento 12-11-2022)
JOSÉ LUIS CAMPANI LOURENZI - Subst. Pres. | Nomeado
Certificado em 19-10-2015 (vencimento 19-10-2018)
Recertificado em 19-10-2018 (vencimento 19-10-2021)
GASPAR SAIKOSKI - Suplente Nomeado
Certificado em 07-05-2013
Recertificado em 07-05-2016 (vencimento 07-05-2019)
Recertificado em 08-05-2019 (vencimento 08-05-2022)
MARCIO KAISER - Efetivo Eleito
Certificado em 14/09/2017 (vencimento 14/09/2020)
SUZANA FLORES COGO - Efetiva Nomeada
Certificada em 26/11/2018 (vencimento 26/11/2021)
MARINÊS BILHAR - Efetiva Eleita
Certificada em 10-11-2015 (vencimento 10-11-2018)
Recertificada em 10-11-2018 (vencimento 10-11-2021)
RITA DE CASSIA LEITE MACHADO ASSMANN - Suplente Eleita
Certificada em 14-11-2019 (vencimento 14-11-2022)
Certificados pelo Critério de Prova:
CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA - Efetivo Eleito
Certificado em 02-12-2015 (vencimento 02-12-2018)
Recertificado em 02-12-2018 (vencimento 02-12-2021)
GUSTAVO SCHWINGEL - Suplente Nomeado
Certificado em 26-08-2019 (vencimento 26-08-2023)
FERNANDO LUIZ DE SOUZA QUEIROZ - Suplente Nomeado
Certificado em 18-07-2017 (vencimento 18-07-2020)
LUIS CLAUDIO BIZARRO - Suplente Eleito
Certificado em 22-08-2018 (vencimento 22-08-2021)
MARCUS BORGES GONZAGA - Efetivo Eleito
Certificado em 18-11-2015 (vencimento 18-11-2018)
Recertificado em 18-11-2018 (vencimento 18-11-2021)
CONSELHO FISCAL
Certificados pelo Critério de Experiência:
PAULO RENATO DEL-FABRO DE SEVERO - Presidente Eleito
Certificado em 09/05/2018 (vencimento 09/05/2021)
JAIRO PACHECO CHAGAS - Efetivo Nomeado
Certificado em 12/12/2018 (vencimento 12/12/2021)
WERNER KÖHLER - Efetivo Nomeado
Certificado em 24-10-2011
Recertificado em 25-10-2014 (vencimento 25-10-2017)
Recertificado em 25-10-2017 (vencimento 25-10-2020)
MARIO SCHAEFER - Suplente Eleito
Certificado em 12/07/2018 (vencimento 12/07/2021)
EMÍLIO KEIDANN JÚNIOR - Suplente Nomeado
Certificado em 11-11-2013 (vencimento 11-11-2016)
Recertificado em 11-11-2016 (vencimento 11-11-2019)
Recertificado em 12-11-2019 (vencimento 12-11-2022)
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Conforme §1º do Art. 5º da Resolução CNPC nº 19/2015, os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal terão o prazo de até 1 (hum) ano, a partir da data da posse, para obterem certificação. Desta forma, os Conselheiro abaixo encontra-se em condição regular junto à PREVIC até 04-07-2020. São eles:
OSMAR SILVA CARNEIRO - Efetivo Eleito
MARIA ADELINA PEREZ - Suplente Eleita
ISAAC BOEIRA DE OLIVEIRA - Suplente Nomeado
DIRETORIA EXECUTIVA
Certificados pelo Critério de Experiência:
JORGE LUIZ FERRI BERZAGUI - Diretor-Presidente
Certificado em 20-06-2011
Recertificado em 21-06-2014 (vencimento 21-06-2017)
Recertificado em 21-06-2017 (vencimento 21-06-2020)
ÁLVARO DE BORBA KAFRUNI - Diretor Financeiro e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado - AETQ - para o segmento de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Segmento de Imóveis.
Certificado em 14-06-2011
Recertificado em 14-06-2014 (vencimento 14-06-2017)
Recertificado em 14-06-2017 (vencimento 14-06-2020)
ROSSANA FRIDERICHS LUZZI - Diretora de Previdência
Certificada em 04-06-2013
Recertificada em 04-06-2016 (vencimento 04-06-2019)
Recertificada em 05-06-2019 (vencimento 05-06-2022)
SÉRGIO LUIZ SCARPATO - Diretor Administrativo
Certificado em 26-11-2015 (vencimento 26-11-2018)
Recertificado em 26-11-2018 (vencimento 26-11-2021)
GESTORES
Certificado pelo Critério de Prova:
PAULO RICARDO BORGES – Gerente Financeiro
Certificado em 20-07-2011
Recertificado em 21-07-2014 (vencimento 21-07-2017)
Recertificado em 21-07-2017 (vencimento 21-07-2020)
Certificada pelo Critério de Experiência:
SANDRA BEATRIZ DA COSTA RAMOS - Gerente de Contabilidade
Certificada em 09-04-2017 (vencimento 09-04-2020)
TÉCNICOS
Certificada pelo Critério de Prova:
FERNANDA SPECK DE LIMA - Analista Pleno
Certificada em 18-05-2016 (vencimento 18-05-2019)
Recertificada em 08-05-2019 (vencimento 08-05-2022)
SAIBA MAIS
O que é?
A certificação, de acordo com o ICSS, “é um processo de aferição de conhecimento e/ou habilidades em
determinada área com o objetivo de atestar a sua competência no exercício do cargo ou função e representa
o reconhecimento dos esforços de qualificação dos profissionais da seguridade”.
O processo de certificação do ICSS – Instituto de Certificação da Seguridade Social – é específico para
profissionais voltados à área de seguridade social.
É também uma exigência legal prevista na Resolução CNPC nº 19, de 30-03-2015, alterada pela Resolução
nº 21, de 18-06-2015, cujo artigo 1º prevê que será exigida certificação para o exercício dos seguintes cargos
e funções: I – diretoria executiva; II – membros do conselho deliberativo e fiscal; III – membros dos comitês
de assessoramento que atuem na avaliação e aprovação de investimento; e IV – demais empregados da
EFPC diretamente responsáveis pela aplicação dos recursos garantidores dos planos.
As pessoas relacionadas nos incisos I, II e III terão o prazo de 01 (um) ano, a contar da data da posse, para
obterem a certificação, exceto o AETQ – Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado e as pessoas
no inciso IV, que deverão estar certificados previamente ao exercício dos respectivos cargos.
Validade da certificação
A Certificação do ICSS tem validade de 03 (três) anos e deverá ser renovada após este período.
Prezados:
Seguindo os princípios básicos que regem as boas práticas de governança, a Fundação Banrisul de Seguridade Social leva ao conhecimento de todos os seus Participantes e Assistidos a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC e seu respectivo ANEXO, firmado pela entidade e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O documento, que começou a ser construído em 2012, define diretrizes para a implementação do projeto de reestruturação do Plano de Benefícios I. Também adia a necessidade de uma nova contribuição extraordinária para os participantes ativos e assistidos do PBI, que deveria ser repassada ainda no ano passado para equalizar o déficit do Plano.
No TAC, os participantes encontrarão um breve histórico do desequilíbrio do PBI e suas causas, além do detalhamento da proposta de reestruturação, com a criação de um plano saldado e outro na modalidade de Contribuição Variável. O documento também traz um cronograma para implementação do processo, que passará a valer a partir da publicação do Termo no Diário Oficial da União.
O extrato do TAC, um resumo do documento, foi divulgado no D.O.U. desta segunda, dia 13 de maio de 2013 e veiculado nos principais veículos de comunicação da Fundação Banrisul.
TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (CLIQUE AQUI)