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A FUNDAÇÃO

Cuidar do seu futuro é a nossa razão de existir.

Sobre Nós

A Fundação Banrisul de Previdência Complementar (FBPC) é uma entidade sólida, sem fins lucrativos, dedicada à proteção financeira de longo prazo dos seus participantes. Criada em 29 de janeiro de 1963, por iniciativa do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., a Fundação carrega mais de seis décadas de compromisso com responsabilidade, ética e transparência.

Registrada sob o CNPJ nº 92.811.959/0001-25 e supervisionada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), a FBPC tem como missão proporcionar segurança e tranquilidade financeira — não apenas na aposentadoria, mas em cada etapa da jornada dos seus participantes.

Atualmente, administra 8 planos de previdência nas modalidades BD (Benefício Definido), CV (Contribuição Variável) e CD (Contribuição Definida), atendendo a mais de 20 mil pessoas que confiam seu futuro à nossa gestão.

Mais do que administrar planos, nosso propósito é cuidar de você e da sua família com responsabilidade, proximidade e visão de futuro.

Missão

Administrar planos de
previdência complementar,
com eficiência e eficácia,
assegurando o pagamento
dos benefícios contratados
pelos seus participantes
e assistidos.

Visão

Ser exemplo, ao mercado brasileiro
de Previdência Complementar, em
excelência administrativa, solidez
patrimonial e educação financeira
e previdenciária.

Valores

Transparência
Responsabilidade
Ética
Cooperação
Respeito ao Indivíduo
Confiabilidade

Autorização de Funcionamento

O Conselho Deliberativo, órgão máximo da estrutura organizacional, é responsável pela definição da política geral de administração da FUNDAÇÃO e de seus Planos de Benefícios.

Composição (Art. 19 do Estatuto Social)

O Conselho Deliberativo é constituído por 6 (seis) membros efetivos e igual número de suplentes, sendo:

  • 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes indicados pelos Patrocinadores e Instituidores;
  • 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos dos Planos de Benefícios administrados pela FUNDAÇÃO.

Os membros do Conselho Deliberativo terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciando em 1º de julho e encerrando em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade e permitida uma recondução.

Composição Atual

Efetivos Nomeados

José Luis Campani Lourenzi
PRESIDENTE
Mandato 2023–2027

Suzana Flores Cogo
SUBST. DO PRESIDENTE
Mandato 2023–2027

Nathan Sassi Meneguzzi
Mandato 2025–2029

Suplentes Nomeados

Kátia Milena Fauth
Mandato 2023–2027

Paulo Henrique Pinto da Silva
Mandato 2023–2027

Maurício Michels Vidarte
Mandato 2025–2029

Efetivos Eleitos

Maria Adelina Perez
Mandato 2023–2027

Denise Falkenberg Corrêa
Mandato 2025–2029

Marcos Paulo Albarello Friedrich
Mandato 2025–2029

Suplentes Eleitos

Sérgio Luiz Scarpato
Mandato 2023–2027

Luciano Fetzner Barcellos
Mandato 2025–2029

Sheila Cristina de Oliveira
Mandato 2025–2029

O Conselho Fiscal é o órgão responsável pela atividade de controle interno da FUNDAÇÃO.

Composição (Art. 34 do Estatuto Social)

O Conselho Fiscal compor-se-á de 04 (quatro) membros efetivos e igual número de suplentes, sendo:

  • 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes indicados pelos Patrocinadores e Instituidores;
  • 2 (dois) membros efetivos e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos dos Planos de Benefícios administrados pela FUNDAÇÃO.

Os membros do Conselho Fiscal terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciando em 1º de julho e encerrando em 30 de junho dos exercícios correspondentes, com garantia de estabilidade, sendo vedada a recondução.

Composição Atual

Efetivos Eleitos

Isaac Boeira de Oliveira
Mandato 2023–2027

Vânialice Leal Azeredo
Mandato 2025–2029

Suplentes Eleitos

Marcus Borges Gonzaga
Mandato 2023–2027

Jone Machado de Souza
Mandato 2025–2029

Efetivos Nomeados

Robson Oliveira Santos
Mandato 2023–2027

Keyla Renata da Rosa Menine
Mandato 2025–2029

Suplentes Nomeados

Francisca Morim de Campos Velho
Mandato 2023–2027

Jose Luiz Gomes Barcelos Junior
Mandato 2025–2029

O Conselho Consultivo é a primeira instância para que participantes e assistidos aprofundem o conhecimento e façam reflexão sobre os regulamentos dos planos de benefícios administrados pela FUNDAÇÃO, com o objetivo de formular propostas e apresentar alternativas para mitigar riscos, reduzir despesas e aumentar receitas administrativas, dentre outros.

Composição (Art. 39 do Estatuto Social)

O Conselho Consultivo é integrado por 6 (seis) membros efetivos e igual número de suplentes, da seguinte forma:

  • 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes indicados pelos Patrocinadores e Instituidores, sendo 1 (um) titular e respectivo suplente vinculados aos planos de Benefício Definido, 1 (um) titular e respectivo suplente vinculados aos planos de Contribuição Variável e 1 (um) titular e respectivo suplente vinculados aos planos de Contribuição Definida;
  • 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos dos Planos de Benefícios administrados pela FUNDAÇÃO, seguindo a mesma proporção.

Os membros do Conselho Consultivo terão mandato de 4 (quatro) anos, sempre iniciando em 1º de julho e encerrando em 30 de junho dos exercícios correspondentes.

Composição Atual

Efetivos Nomeados

Fernanda Riffel
Mandato 2023–2027

Elise Kaspary
Mandato 2023–2027

Suplentes Nomeados

Flávio da Silva Marques
Mandato 2023–2027

Ane Carine dos Santos Madrid
Mandato 2023–2027

Efetivos Eleitos

Yara Regina Zambrano Bifano
Mandato 2023–2027

Elvio Biasi Bolzan
Mandato 2023–2027

Suplentes Eleitos

Cenira Ana Zanon de Souza
Mandato 2023–2027

Analu Danieli
Mandato 2023–2027

Nota: Após a aprovação da alteração estatutária, publicada no D.O.U. de 18-02-2022 - Nº 35 - Seção 1 - Pág. 90, através da Portaria PREVIC Nº 148, de 13-02-2022, o Conselho Consultivo da Fundação Banrisul, a partir do mandato iniciado em 01-07-2023, passou a ser composto por 06 membros titulares e igual número de suplentes, conforme estabelecido no artigo 39. No entanto, os participantes dos planos de benefícios modalidade Contribuição Definida não puderam integrar o Conselho nesse mandato por não atenderem o requisito do artigo 40, inciso I, do Estatuto Social, que exige vínculo com a Fundação há pelo menos 2 anos. Assim, a composição atual é de 4 membros efetivos e 4 suplentes.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela administração da FUNDAÇÃO e de seus Planos de Benefícios, em conformidade com a política de administração traçada pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele estabelecidos.

Composição Atual

Diretor-Presidente

Jorge Luiz Ferri Berzagui

Jorge Luiz Ferri Berzagui
jorge.berzagui@fbss.org.br
Mandato 2025–2029

Diretor Financeiro

Cassio de Castro Zimmermann

Cassio de Castro Zimmermann
cassio.zimmermann@fbss.org.br
Mandato 2023–2027

Diretor de Previdência

Yuri Santanna dos Santos

Yuri Santanna dos Santos
yuri.santos@fbss.org.br
Mandato 2025–2029

Diretora Administrativa

Marinês Bilhar

Marinês Bilhar
marines.bilhar@fbss.org.br
Mandato 2023–2027

Composição (Art. 25 do Estatuto Social)

A Diretoria Executiva terá mandato de 04 (quatro) anos, sempre iniciando em 1º de julho e encerrando em 30 de junho dos exercícios correspondentes, permitida uma única recondução. É composta de 04 (quatro) membros, com as seguintes designações especiais:

  • I - Diretor-Presidente
  • II - Diretor Financeiro
  • III - Diretor de Previdência
  • IV - Diretor Administrativo

Os candidatos à Diretores são submetidos ao processo seletivo previamente à indicação e à eleição previstas nos incisos I e II, parágrafo 5º do art. 25. A definição dos membros da Diretoria Executiva segue o seguinte critério:

  • I - Para os cargos de Diretor-Presidente e Diretor Financeiro, o Conselho Deliberativo nomeará os indicados pelo Patrocinador Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.;

  • II - Para os cargos de Diretor de Previdência e Diretor Administrativo, o Conselho Deliberativo nomeará os eleitos pelo critério da maior votação, através de processo de eleição por meio de voto direto dos participantes e assistidos dos Planos de Benefícios da FUNDAÇÃO.